+55 (32) 3217-2137
contato@marcelopasquini.com.br

Blog - TEORIA DO DESVIO PRODUTIVO DO CONSUMIDOR - Marcelo Pasquini Advocacia

Blog

Assuntos relevantes e de interesse de todos a partir da visão e conceitos do escritório Marcelo Pasquini Advocacia.

TEORIA DO DESVIO PRODUTIVO DO CONSUMIDOR

TEORIA DO DESVIO PRODUTIVO DO CONSUMIDOR (16/05/2018 11:59:36)
16 de Mai 2018, 11:59

Vocês conhecem ou já ouviram falar da Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor??

Essa Teoria nada mais é que tutelar o tempo livre como bem jurídico indenizável. Significa a perda e desperdício de tempo útil, preterindo-se as tarefas cotidianas e habituais do consumidor, para resolução de problemas gerados pelo fornecedor. Na maioria das vezes, o problema passa longe de ser resolvido, fazendo surgir um verdadeiro calvário.

Foi criada recentemente pelos juristas e doutrinadores que militam na área do consumidor como uma nova hipótese de dano indenizável, para combater as práticas abusivas, recorrentes, perniciosas e intoleráveis das empresas.

O Superior Tribunal de Justiça vem consolidando a aplicação da Teoria do Desvio Produtivo para reconhecer que o o tempo desperdiçado à resolução de impasse ligado à relação de consumo deve ser indenizado, igualmente nas hipóteses de danos materiais ou morais, ainda que as indenizações, nesse caso, sejam de menor valor. O Ministro Marco Aurélio Bellize, relator da última decisão, votou: "Para evitar maiores prejuízos, o consumidor se vê então compelido a desperdiçar o seu valioso tempo e a desviar as suas custosas competências – de atividades como o trabalho, o estudo, o descanso, o lazer – para tentar resolver esses problemas de consumo, que o fornecedor tem o dever de não causar”.

O grande desafio do Poder Judiciário é diferenciar e aquilatar quais são as condutas tidas como ilícitas e aquilo que a Justiça denomina de “mero aborrecimento”, que não garante o direito à indenização. As peculiaridades de cada caso devem ser analisadas com máxima cautela.

Por Marcelo Pasquini

#direitodoconsumidor #desvioprodutivo #perdatempoutil

 

 

 

Pesquisar

 

Comente

Comentários


Ainda não houve nenhum comentário, seja o primeiro.